domingo, 10 de outubro de 2010

Costelinhas de borrego estufadas com cogumelos


Confesso que eu não era grande adepta de borrego, à excepção dos pratos feitos pela minha mãe que tão deliciosamente me sabem quando vou ao norte, contudo eu não os conseguia comparar. Dedos de mãe são únicos :)..
Desde que me decidi a experimentar, fiquei fã.
Esta receita faço-a com frequência e é mais uma ideia para saírem da rotina na cozinha. Fácil e saborosa.

Ingredientes:

Para 2 pessoas

10 costelinhas de borrego
1 lata de cogumelos ou 5 cogumelos frescos laminados
1 cebola
1 dente de alho picado
azeite q.b.
vinho branco
coentros
piri-piri q.b.
1 tomate maduro ou 2 colheres de polpa
sal q.b.


Colocar azeite sobre uma panela, cortar a cebola em meias luas finas e colocar sobre o azeite. Ligar o fogão em lume brando. Juntar o alho e o tomate bem picados. Deixar alourar um pouco e juntar as costelinhas e os cogumelos frescos ou em lata. Por cima regar com um pouco de vinho branco, colocar os coentros, o piri-piri e por fim o sal. Se as costelinhas forem congeladas, não deitar água, caso contrário deitar meia chávena de café. Tapar e deixar cozinhar durante 20 a 30 minutos em lume branco. Mexer de vez em quando.

Sugestão:
Servir com batata cozida com casca.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Crepes de espinafres com nozes

Uma das manias simpáticas que tenho é tentar adivinhar os ingredientes de uma receita que experimento. Esta apreciei-a numa bela esplanada, em boaq companhia, algures no Cais do Sodré.

Ingredientes:

1 embalagem de crepes congelados
1 embalagem de espinafres com queijo
nozes
sultanas
1 pacote de molho bechamel
Azeite

Numa frigideira colocar 2 colheres de azeite e em lume brando verter o conteúdo da embalagem de espinafres. Juntar 2 colheres de água. Mexer de vez em quando e deixar cozinhar durante 8 minutos. À parte colocar o crepe estendido sobre um prato e descongelar em meio minuto no micro ondas. Após confeccionar os espinafres, verter um pouco do conteúdo sobre o crepe e enrolá-lo. Após terminar o conteúdo elaborado na frigideira, colocar todos os crepes num tabuleiro e verter sobre os mesmos o molho bechamel.
Levar ao forno durante 10 minutos, a 200º.

Sugestão: Servir com salada. Pode servir como refeição ligeira ou como entrada, sem o molho bechamel :)

Cogumelos recheados com molho bechamel

Inventar sempre foi o meu forte, contudo nem sempre tudo corre bem. Esta receita fi-la após verificar que o mau tempo não me permitia uma corrida ao supermercado e decidi aproveitar o que tinha. Adoro misturar sabores.

Para 2 pessoas.

Ingredientes:

4 cogumelos grandes
1/4 cebola
1 courgette grande
4 salsichas de perú
Azeite
Coentros
sal
1 caldo knorr de legumes
vinho branco
2 pacotes pequenos de molho bechamel

Preparação

Ligar o forno, a 200 º. Retirar a parte interior dos cogumelos e reservar. Cortar previamente a cebola, a courgette em pedaços finos e as salsichas. Numa Wok, deitar um pouco de azeite, juntar a cebola, o interior dos cogumelos, a courgette e as salsichas aos pedaços.
Colocar 1 caldo knorr e regar com um pouco de vinho branco e os coentros bem picados. Deixar cozinhar em lume branco. Verificar os temperos, em caso de necessidade, colocar um pouco de sal.
Num tabuleiro colocar azeite e os cogumelos e rechea-los com o preparado que fizemos anteriormente. Rega-los com o molho bechamel e levar ao forno durante 20 minutos.
Verificar se os cogumelos já estão bem cozinhados e desligar.

Sugestão:

Servir com uma salada ou arroz branco. Para um prato mais saudável, não incluam o molho bechamel. Fica igualmente delicioso.